Startup cria soluções para simplificar a comprovação de sustentabilidade

Filho de pequeno cafeicultor no interior de Minas, Mauro Junior sempre trabalhou com os seus pais na roça e cresceu sentindo na pele os desafios de se produzir café. “O desafio de agregar valor ao trabalho e comprovar as práticas de sustentabilidade sempre me incomodaram”, conta o administrador de empresas, com MBA em Tecnologia para Negócio e diretor da Certificafé.

Em 2019, Mauro Junior decidiu que iria empreender na cafeicultura para ajudar a família e os demais produtores. “Com este propósito em mente, entrei para o programa de inovação Avança Café, criado pela Embrapa Café e Universidade Federal de Viçosa (UFV), onde comecei a desenvolver e validar a ideia da CertifiCafé”, lembra.

Em entrevista para a Revista A Lavoura, o administrador fala sobre a criação da empresa, as soluções para a simplificar a comprovação de sustentabilidade e os planos para o futuro. A CertifiCafé também integra o SNA Startup Hub (SNASH), novo hub de agtechs e edutechs criado pela Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), que reúne startups com foco em soluções para o agronegócio.

O diretor da Certificafé, Mauro Junior. Foto: Divulgação

A Lavoura: Quais os principais objetivos da startup?

Mauro Junior: Nosso objetivo é simplificar o processo de comprovação de sustentabilidade no campo, reduzindo tempo e custo. Com isto, tornamos o acesso à sustentabilidade e certificação mais democrático. Atualmente, atuamos apenas na cafeicultura, mas iniciaremos a expansão para outros mercados no próximo ano, sempre com o mesmo objetivo: simplificar a comprovação de sustentabilidade. A longo prazo, queremos nos tornar a principal plataforma de sustentabilidade do agronegócio brasileiro.

A Lavoura: Como as soluções da empresa impactam na sociedade?

Mauro Junior: As soluções da CertifiCafé contribuem para um mundo mais justo e sustentável ao reduzirem a desigualdade e a pobreza no campo. Ou, seja, elas geram renda para o agricultor, trabalhadores e familiares; promovem a conservação da biodiversidade; melhoram os processos produtivos e gerenciais, além de contribuir para reduzir as emissões de carbono. Temos uma preocupação muito grande com o futuro do planeta, por isso. atuamos alinhados com o Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODs) 2, 12, 13 e 17.

Equipe Certificafé. Foto: Divulgação

A Lavoura: Qual a importância das soluções da Certificafé para o desenvolvimento da cafeicultura brasileira?

Mauro Junior: Atualmente o Brasil sofre muita pressão do mercado para comprovar a sustentabilidade da cafeicultura. Exemplo disto é a nova regulamentação da União Europeia que proíbe a importação de produtos ligados ao desmatamento. Dessa forma, soluções como a da CertifiCafé, que facilitam essa comprovação de origem livre de desmatamento e embargos trabalhistas, permitem que os cafeicultores continuem vendendo seus produtos para este mercado, impedindo que os mesmos tenham perda de receitas. Ao mesmo tempo, para estes produtores, nossa solução também contribui para o acesso a novos mercados e, consequentemente, para aumentar o lucro. Com isso, ajudamos a construir a imagem de que o agronegócio brasileiro é sustentável.

A Lavoura: Na sua avaliação, quais os principais desafios?

Mauro Junior: As mudanças climáticas estão mudando as regras do jogo. Ora chove muito, ora falta chuva por muito tempo. Isso cria uma insegurança nos produtores, que ficam receosos quanto a novos investimentos, já que prever se a safra e a receita do próximo ano serão boas, está cada vez mais difícil. Por outro lado, essa situação representa uma oportunidade para incentivarmos práticas mais sustentáveis no campo. Sempre prefiro encarar os desafios com a perspectiva do “copo meio cheio”.

O diretor da Certificafé com produtor beneficiado pelas soluções da empresa. Foto: Divulgação

A Lavoura: Como você enxerga o cenário atual do segmento e quais as perspectivas para o futuro?

Mauro Junior: O agronegócio brasileiro está passando por uma revolução ocasionada pela tecnologia e inovação no campo. Cada dia que passa, novos insumos, maquinários e métodos de produção estão surgindo. O conhecimento está mais acessível aos produtores e uma nova geração de jovens estão assumindo as propriedades rurais. Tudo isso me faz acreditar que no futuro seremos ainda mais produtivos e sustentáveis, o que vai consolidar a nossa agricultura como a mais importante para o mundo. Seremos exportadores de tecnologia e inovação para o agronegócio mundial.

A Lavoura: Quais certificações a CertifiCafé ajuda acessar?

Mauro Junior: A tecnologia da CertifiCafé está apta para todos os tipos de certificação que existem para café. São elas: Rainforest Alliance, Orgânicos, Fairtrade, 4C, Café Practices, Certifica Minas, GlobalGAP, Regenativo e Carbono. Além disso, nossa solução também pode ser utilizada em protocolos internos de sustentabilidade.

A Lavoura: Como você define a Certificafé?

Mauro Junior: Somos uma empresa de tecnologia que desenvolve soluções que facilitam o processo de certificação, e que podem ser utilizadas por produtores, consultores, cooperativas e trading.

De acordo com o diretor da empresa, a tecnologia da CertifiCafé está apta para todos os tipos de certificação que existem para café. Foto: Divulgação

A Lavoura: Vocês emitem selo de certificação?

Mauro Junior: Não. Nossa solução facilita a conquista de selos de certificação. A nossa solução é o caminho mais curto e viável para quem deseja se certificar. Para ter o selo, é necessário passar pela auditoria de certificação uma vez por ano, feira por uma certificadora, que não tem relação com a CertifiCafé. A certificadora audita o cliente que usa a solução CertifiCafé para garantir que ele está em conformidade com os requisitos de certificação.

A Lavoura: Como funciona o aplicativo da CertifiCafé?

Mauro Junior: A nossa solução é a biblioteca mais completa do universo da certificação. Nosso aplicativo oferece tudo o que o produtor, consultor, cooperativas e trading precisam para conseguir conquistar a certificação, desde o diagnóstico inicial da propriedade até integração automática com a certificadora para envios de documentos. O aplicativo gera um plano de ação completo e personalizado para cada cliente, apresentando o que fazer, como fazer, quanto tempo e dinheiro investir para certificar. Todos os relatórios são gerenciados em nuvem, garantindo agilidade na organização, e as informações são digitalizadas, o que permite o preenchimento automático de relatórios, diminuindo o trabalho manual e o tempo de preparação. O aplicativo ainda gera dados para controle de custos, rastreabilidade e indicadores ESG.

Redação A Lavoura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Awesome Work

Related Post