MANHUAÇU-MG – Aconteceu na tarde desta quarta-feira dia 15 de fevereiro, o primeiro workshop C.A.F.E PRACTICES das matas de Minas. O evento contou com a presença de pequenos, médios e grandes produtores, além de agrônomos e exportadores. Evento foi realizado pelo grupo Montesanto Tavares, em parceria com a rede Starbucks que vem investindo em projetos como workshops e treinamentos para cafeicultores com necessidades específicas como melhores práticas de segurança e complexas regulamentações trabalhistas e ambientais.
Dos coordenadores presentes, o de sustentabilidade do grupo Montesanto Tavares, que é uma união de acionistas com experiência em todas as etapas do café, tendo a produção em fazendas próprias, investem em compra de grãos de pequenos produtores, fortalecendo a agricultura familiar e valorizando os cafeicultores no país, Thiago Franco nos concedeu uma breve narrativa sobre do que se trata esse evento significativo para os produtores. “ A importância do evento para a cidade de Manhuaçu-mg e região das matas, é o desenvolvimento das cadeias produtivas do café. Com a parceria que tivemos que foi de suma notabilidade para trazer o Workshop pra cá, tivemos a oportunidade de disseminar a informação, ensinar boas práticas da produção do café e todo o contexto disso é a leva do conhecimento e entendimento aos produtores de que boas práticas tem um papel fundamental de desenvolver o trabalho deles, tendo um melhor controle e custeio da produção agrícola o que manifesta uma grande melhora econômica, social e claro ambiental.”
O agrônomo do grupo Starbucks, Mateus Queiroz, deixou também uma breve síntese dos assuntos abordados durante a desenvoltura do seminário, dizendo “ A palestra oferecida aos produtores hoje, em conjunto com a farms spot center Starbucks, Atlantica Coffeee, EISA e Cafebrás. Trazendo mais informações para os produtores de maneira mais consciente, sustentável e também com o nosso programa C.A.F.E Práticas para que nós consigamos ter mais produtores e eles conquistarem no seu trabalho diário mais sustentabilidade em sua propriedade cafeeira.”
O evento também contou com a presença da Startup CERTIFICAFÉ, uma empresa que ajuda os cafeicultores certificarem suas fazendas para que possam acessar novos mercados e melhorarem na lucratividade, que usa a tecnologia para reduzir o tempo e o custo do processo de certificação agrícola e que tem sido destaque nacional em sustentabilidade, contribuindo assim para o desenvolvimento do processo ESG dentro da cadeia do Café.
Utilizamos cookies para garantir que lhe proporcionamos a melhor experiência no nosso website. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você está feliz com ele.Ok