A 25ª edição da Expocafé chegou ao fim nesta sexta-feira (27/5) com recorde de público e bons retornos em negócios gerados e prospectados. Nos três dias de evento, o número de visitantes superou os 15 mil, pico máximo alcançado em relação às edições anteriores.
Nesta edição, o evento trouxe como uma das atrações principais, um espaço de inovação voltada para o cafeicultor, que reuniu diversas startups com soluções tecnológicas para facilitar a vida do produtor.
Dentre as startups participantes, destacou-se a CertifiCafé, uma startup que simplifica a conquista da certificação, tornando-a mais acessível para todos os tipos de produtores, inclusive o pequeno. Durante o evento, a startup atendeu vários produtores e apresentou a eles o seu aplicativo que torna a certificação mais simples, fácil e viável.
Segundo o fundador da CertifiCafé, Mauro Júnior, o mercado de café está valorizando cada vez mais cafés sustentáveis, o que exige dos produtores a adoção de boas práticas agrícolas que são trabalhadas na certificação.
Mas de acordo com o Mauro, o processo convencional de certificação é muito caro, lento e burocrático, o que limita o acesso de muitos cafeicultores à uma certificação, principalmente a selos internacionais como Rainforest Alliance, uma das principais referências em sustentabilidade. Por isso, “a tecnologia da CertifiCafé foi desenvolvida, com o objetivo de simplificar a certificação, para que todos os produtores consigam certificar e atender os novos padrões de sustentabilidade sem perder tempo e dinheiro com burocracia. Eu sou filho de meeiro, já trabalhei na roça e sei o quanto tempo e dinheiro são importantes para os produtores”, complementa Mauro.
O aplicativo é capaz de auxiliar os produtores em todas as etapas da certificação, desde o entendimento do que precisa ser feito para certificar, até a manutenção da certificação e gestão dos custos de produção. A startup já ajudou mais de 150 propriedades a alcançarem a certificação, e tem o foco em aumentar cada vez mais o número de cafeicultores sustentáveis certificados.